
Curiosidades sobre gatos!
1-A crença de que o gato tem sete vidas provavelmente surgiu pelas características desse animal. O bichano é ágil e resistente e tem um grande equilíbrio. Geralmente quando cai consegue se equilibrar sobre as quatro patas e quase sempre sai ileso de suas quedas.
Também é necessário destacar que esse animal não é uma presa fácil. Com a sua esperteza consegue fugir de seus predadores. Com um corpo flexível e visão e audição muito aguçadas, sua fuga se torna ainda mais fácil. .
Sobre a quantidade de vidas ser sete, acredita-se que se deve ao fato de ser um número representativo na numerologia e na Cabala.
2-Os gatos têm o costume de esconder suas fezes colocando a terra da caixinha onde fazem as suas necessidades por cima. O ato de defecar e depois ocultar as fezes não é comum apenas nos gatos, mas em grande parte dos felinos.
O hábito tem como principal objetivo a proteção. Quando enterram as fezes fica mais difícil de seus predadores descobrirem onde eles estão. Mesmo estando em apartamentos ou em casas e não tendo nenhum inimigo por perto, eles mantêm essa atitude.
Quando esses animais precisam caçar fazem a mesma coisa, pois assim suas presas não vão embora e fica bem mais fácil de realizar o ataque. Além disso, não fazem suas necessidades próximo aos filhotes, para que eles não sejam pegos de surpresa.
3-Quem já não ouviu a frase: eles brigam feito cão e gato! Essa famosa frase deve ter surgido pela inimizade entre esses dois animais. Gatos atiçam os cães e eles correm atrás dos bichanos. Qual será que o motivo que os cachorros costumam atacar os gatos? Os lobos, antepassados dos cães, são animais de caça e, conseqüentemente, os cães também possuem instinto predatório. Quando eles vêem os bichanos com seus movimentos rápidos acabam se sentindo atraídos e pensam que os gatos são suas presas, despertando seu instinto e com isso, acabam correndo atrás do gato querendo atacá-lo. Mas existem muitas casas em que os dois animais convivem bem, para isso, seus donos precisam ensinar para os bichos quais são os seus limites e até repreendê-los quando for necessário.
4-Diferentemente do que se imagina, os olhos de um gatinho não brilham no escuro. Da mesma forma como acontece com a coruja e com animais de hábitos de caça noturna.
Na verdade, os olhos desses animais brilham por uma característica diferente: eles possuem uma superfície na retina conhecida como tapete lúcido. Essa área funciona como se fosse um espelho que reflete a luz. Esse fenômeno auxilia alguns animais a verem melhor no escuro.
No momento que algum desses bichos está em algum local escuro, sua pupila dilata e esse tapete lúcido fica exposto. Com isso, quando uma luz bate nos olhos do animal, fica parecendo que seus olhos estão brilhando, quando na verdade, estão refletindo.
Através dessa característica os animais conseguem caçar e encontrar suas presas na escuridão, como é o caso da onça. Já os animais domésticos podem achar objetos que estão perdidos pela casa como uma bolinha ou um bichinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário